Fevereiro 5, 2017 0 Comentários Comida

Sopa Vietnamita – Pho de camarão

 

Os sabores asiáticos agradam-nos muito lá por casa. Comida Japonesa, Chinesa, Vietnamita e por aí fora fazem parte das nossas preferências. Os sabores fortes, diferentes, os picantes, os legumes, os caldos, são tudo coisas de que gostamos muito, por isso quando vimos esta sopa vietnamita sabíamos que iríamos gostar. Que nos ia preencher o palato, o olfacto e a visão. Sim, não é só a boca que come e, neste caso, não foi mesmo. É uma sopa bonita, bem cheirosa e muito agradável. Maneira estranha de a descrever não é? Mas têm que experimentar.

Mas que sopa vietnamita é esta afinal?

Este foi o prato vietnamita que mais atenção e aceitação capturou no povo ocidental. Esta sopa é considerada o prato nacional do Vietname e é a comida de conforto perfeita: aconchegante e refrescante ao mesmo tempo, ajuda muito com um tempo destes. O Pho é também considerado um espelho da herança e estilo de vida vietnamita, sempre andando de braço dado com a história daquele país. Com a migração dos vietnamitas pelo mundo inteiro depois da queda de Saigão em 1975, esta sopa vietnamita foi evoluindo com a ajuda dessas outras culturas. Mas não vos aborreço mais com história. Se quiserem, e tiverem interesse, podem saber o resto por aqui.

E os ingredientes?

Há alguns ingredientes asiáticos muito específicos, mas a verdade é que praticamente todas as grandes superfícies já têm um corredor que oferece estes ingredientes, ou pelo menos alternativas muito razoáveis. Para quem tem sorte de viver em grandes centros urbanos como Lisboa, pode sempre dar um salto ao Martim Moniz que seguramente terá tudo o que é necessário à confecção desta sopa vietnamita e possivelmente até a melhores preços.

E mais?

Os ingredientes mais estranhos são possivelmente o hoisin que é uma espécie de molho barbecue (ou algures perto do melaço). As pastas de chili e alho, o molho de peixe e o azeite de sésamo são os tais que se encontram nas grandes superfícies ou na Glood para quem conhece.

E vale a pena?

Sim. Valeu pelo sabor e pela experiência. De todas as receitas e culturas podemos tirar conhecimento e aprender. Conjugações de sabores, técnicas, seja o que for, estão aí para serem aprendidas desde que tenhamos disponibilidade mental para tal. Quanto mais soubermos, mais podemos criar. Agora, vamos à receita e às fotos. Bom apetite e boas experiências.

Pho de Camarão
Imprimir
Tempo de preparação
10 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
40 min
Tempo de preparação
10 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
40 min
Ingredientes
  1. Noodles de Arroz
  2. Alho picado fino
  3. Pimenta preta em grão
  4. Sementes de mostarda
  5. Azeite de sésamo
  6. Gengibre picado fino
  7. Pasta de chili
  8. Caldo de Galinha
  9. Cascas de limão
  10. Molho de Soja
  11. Molho de Peixe
  12. Sumo de lima
  13. Hoisin
  14. Canela
  15. Couve Pak Choi (folhas picadas grosseiramente, talos finamente)
  16. Camarão cru sem casca
  17. Cogumelos laminados
  18. Rebentos de soja
Instruções
  1. Começamos por colocar os noodles em água a ferver durante 3 minutos
  2. Retiramos os noodles, passamos por água corrente e reservamos
  3. Numa frigideira quente, tostamos as sementes de mostarda e os grãos de pimenta
  4. Retiramos para um pilão e moemos até ficar em pó
  5. Numa panela para sopa, aquecemos o azeite de sésamo até começar a ferver
  6. Juntamos o gengibre picado, o alho picado e a pasta de chili e misturamos durante alguns segundos sem deixar queimar
  7. Juntamos, então, o caldo de galinha, cascas de limão, molho de soja, molho de peixe, sumo de lima, hoisin, canela e as especiarias que moemos
  8. Quando começar a ferver, juntamos o camarão, a couve, os cogumelos e os rebentos de soja
  9. Deixamos cozinhar até o camarão ficar rosa e a couve amolecer
  10. Rectificamos o tempero
  11. Para servir, dividimos os noodles pelas tigelas e cobrimos com a sopa
Dicas do camandro
  1. Os legumes desta receita são opcionais, ou seja, podem ser trocados por outros. Nós ainda acrescentamos nabo e abóbora cortados em cubos pequenos.
  2. Para ajudar nos sabores e no resultado final, podem saber que em termos dos molhos, sumo de lima e afins, contámos sempre duas colheres de sopa. Em termos de líquido (caldo de galinha, ou caldo com água) contabilizámos 8 canecas. Tudo o resto foi à experiência e a gosto.
Adaptado de The Lemon Bowl
Adaptado de The Lemon Bowl
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/

sopa vietnamita