Janeiro 15, 2018 0 Comentários Comida

Sopa de Cebola – Paris je t’aime

Sopa de Cebola

Durante as nossas férias em França juntámos algumas memórias gustativas. Os macarons, o bife tártaro, fois gras, entre outros. Um desses outros que é difícil esquecer é a sopa de cebola. Este é um prato que reconhecemos como fazendo parte da gastronomia tradicional francesa. Da primeira vez ainda cometemos o erro de tentar ser portugueses em França. Pedimos uma sopa de cebola para começar e depois um segundo prato. Não podíamos ter cometido maior erro. Esta sopa chega e sobra para fazer as delícias de qualquer um.

Sopa de cebola desde 1651

A sopa de cebola já era conhecida antes dos franceses. Os gregos e os romanos já a conheciam (não nesta versão), já que cebolas era coisa que não faltava no Velho Mundo, e era considerada muitas vezes como comida dos pobres. No entanto, a sopa de cebola como vos mostramos hoje aparece documentada desde, pelo menos, 1651 por François Pierre La Varenne.

Em que consiste?

A sopa de cebola é, de facto, uma receita simples. Consiste em fritar rodelas de cebola em manteiga até que fiquem escuras (caramelizadas), juntando depois um pouco de farinha para ficar cremosa a mistura. Em seguida juntamos um caldo (de legumes ou carne) e deixamos apurar bem. Temperamos então com sal e a pimenta, cobrimos de pão torrado, queijo (gruyere na receita original) e levamos ao forno a gratinar. Simples não é? Só é preciso tempo, já que a cebola leva o seu tempo a caramelizar e o caldo, se for feito de propósito, também leva o seu tempo.

Mas vale a pena…

Oh se vale. Então neste frio que se tem feito sentir, não podia ser melhor aposta. É uma sopa reconfortante que não precisa de mais nada. Tem umas cebolas doces cremosas, tem pão e ainda leva um queijo maravilhoso gratinado. Vão ver que depois de experimentar, não vão querer outra coisa nos dias de inverno. Bom, têm sempre uma boa canja. Façam à vez. Não se vão arrepender.

Sopa de cebola
Imprimir
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
1 hr 30 min
Tempo total
2 hr
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
1 hr 30 min
Tempo total
2 hr
Ingredientes
  1. Manteiga
  2. Cebolas
  3. Farinha
  4. Caldo de legumes ou carne
  5. Pão
  6. Queijo Gruyere (ou outro à escolha)
  7. Sal
  8. Pimenta preta
Instruções
  1. Começamos por, num frigideira, fritar a cebola em manteiga até ficar castanha (caramelizada)
  2. Em seguida, juntamos um pouco de farinha e deixamos fritar e envolver bem
  3. Juntamos o caldo, misturamos e deixamos apurar
  4. Temperamos com sal e pimenta
  5. Cortamos o pão em fatias e torramos
  6. Colocamos o pão em cima da sopa e cobrimos com o queijo ralado
  7. Vai ao forno a gratinar
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/
Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola  Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola Sopa de Cebola