Março 25, 2014 21 Comentários Comida

Piri-Piri caseiro à moda da gente

Piri-Piri como fazer

O piri-piri foi sempre uma coisa que nunca faltou em casa. As raízes dos meus pais assim comandavam e nós desde cedo aprendemos a apreciar o que esta mistura dos deuses trazia ao nosso paladar. Não é de todo consensual, mas para nós, o picante na quantidade certa ajuda a abrir os sabores, a acentuar o paladar. A quantidade certa é que muda de pessoa para pessoa. Mas isso é para cada um de vocês descobrir. Nós só vos queremos ajudar a ter um bom picante em casa. E não custa nada. Depois é só cada um pegar nestas ideias, mudar ao vosso gosto e chegarem à vossa própria receita. Toda a gente mete os seus pequenos “truques”.

Para a nossa receita vamos precisar de: Azeite, Piri-piri sacana (piri-piri seco), malaguetas vermelhas (podem usar verdes também), louro, alho, whisky e limão. Começamos por picar muito bem os piri-piris, as malaguetas e os dentes de alho. Colocamos no frasco, juntamente com o louro esmagado. Juntamos o sumo de limão, o azeite e o whiskey. As quantidades vão depender do gosto de cada um. Há quem use óleo. Uns porque gostam mais, outros porque dizem que conserva mais tempo que o azeite. Nós preferimos o azeite pelo sabor, mas colocamos o whisky não só para sabor mas também para ajudar a conservar.

Depois há muitos pormenores para mexer: colocar as sementes da malagueta ou não (mais picante), adicionar outra especiaria (por exemplo um pau de canela e ver o que dá), experimentar com óleo em vez de azeite. Há aqui muitas alternativas para brincar.

Depois de tudo misturado, deixamos frasco bem vedado, num sítio escuro. Mais tarde, podemos ainda triturar para misturar mais os sabores. Por norma, o picante vai estar muito intenso nos primeiros tempos, e depois vai suavizando, ficando melhor. Mas fica aqui o registo do processo. É simples e vale a pena fazer para termos sempre bom piri-piri para oferecer às visitas. E não se esqueçam de partilhar connosco as vossas experiências e receitas!

Piri-Piri caseiro
Imprimir
Tempo de preparação
30 min
Tempo de preparação
30 min
Ingredientes
  1. Piri-piri sacana
  2. Malaguetas vermelhas (ou verdes)
  3. Louro
  4. Whisky
  5. Limão
  6. Azeite
Instruções
  1. Começamos por picar muito bem os piri-piris, malaguetas e alhos
  2. Colocamos no frasco
  3. Juntamos o louro esmagado
  4. Adicionamos o sumo de limão, o azeite e o whisky
  5. Selamos o frasco e guardamos num sítio escuro
Dicas do camandro
  1. O azeite pode ser trocado por óleo. Acaba por durar mais tempo e não adiciona sabor.
  2. O facto de ser mais ou menos picante, depende das malaguetas, se adicionamos as sementes ou não, e do tempo de conservação
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/

Piri-Piri malaguetaPiri-Piri azeite alho louroPiri-Piri malaguetaPiri-Piri louroPiri-Piri picar malaguetaPiri-Piri como fazer malalguetaPiri-PiriPiri-PiriPiri-PiriPiri-PiriPiri-Piri azeitePiri-Piri whiskeyPiri-PiriPiri-PiriPiri-PiriPiri-PiriPiri-Piri