Setembro 4, 2014 4 Comentários Comida

Olhó frango do churrasco!

frango do churrasco

E estamos de volta às comidas! Já estava mais do que na hora! E finalmente parece que as noites quentes vêm aí (espero), por isso está na altura de pôr esse churrasco a trabalhar. Hoje trago-vos duas experiências que fiz com frangos no churrasco. Esta coisa de assar frango no churrasco tem que se lhe diga e, sou sincero, ainda é algo que estou a trabalhar. Não a parte do sabor, mas a de controlar bem a assadura, aprender com os erros, garantir que o frango está bem assado, controlar as chamas numa grelha cheia. É um desafio, mas vale a pena!

Antes de chegarmos às receitas posso partilhar convosco algumas das coisas que fui aprendendo sozinho. Aposto que vocês já sabem muitas delas, mas eu vou partilhar na mesma. Nestas receitas, há marinada. É importante tentar tirar o excesso de marinada antes de ir para a grelha, senão será mais difícil controlar as chamas que atiçam com a gordura. Reservem sempre uma parte da grelha sem brasa, para que tenham uma zona segura onde podem “refugiar” a vossa comida para que não queime. Outra coisa que aprendi a ver numa churrasqueira: quando estamos perto do final da assadura, cortar logo o frango aos pedaços para que asse mais rápido.

Este são algumas das coisas que fui aprendendo, mas quero que partilhem as vossas dicas sobre o belo do frango no churrasco. Agora vamos às receitas!

Fizemos duas experiências. Uma chamámos-lhe Laranja-Limão e ao outro frango “Bubas”. Para o Laranja-Limão, fizemos uma marinada com sumo de laranja e raspa, sumo de limão e raspa, alho esmagado com casca e azeite. Para o “Bubas” usámos ginja, whiskey, molho inglês, alho esmagado com casca e óleo. Sal fica para quando os frangos estão na brasa. A partir daqui, é uma luta mano a mano entre o churrasco e o homem! Tenham atenção de que se quiserem (e devem) no final ter molho para o frango, não usem o resto da marinada. Esteve em contacto com frango crú e por isso não é aconselhável. Façam a mais e (palavra que a malta da cozinha gosta muito de usar) reservem para usar no final.

E não se esqueçam de ter sempre os ajudantes por perto. Aqui, os conselhos da Ginja e do Dexter deram um jeitão!

Qual é a vossa receita para frango do churrasco? Alguém sabe qual é o molho que se usa nas churrasqueiras? Que dicas têm para partilhar connosco?

Bom churrasco!

frango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrascofrango do churrasco