Janeiro 28, 2014 5 Comentários e TQB!

FeedMe: Três aulas depois

FeedMe ceviche crocante

Pois é. Já passaram 3 aulas (ou módulos) desde que comecei o curso na FeedMe e não podia estar mais entusiasmado. O curso tem sido exactamente aquilo que esperava: aprender as técnicas e pôr a cabeça a pensar. Olhar para uma receita e a não aceitar tudo o que ali está, mas a olhar sempre de forma a melhorar o que se está a ler. E era isso que queria. Ter as bases para tentar sempre fazer diferente e levar a minha cozinha para outro patamar.

Têm sido sábados preenchidos na FeedMe, com muita informação e muita coisa nova. Já concluímos 3 módulos. Os caldos (fundos de carne e peixe, claros ou escuros) estão a ser a base de praticamente tudo o que temos feito e foram para mim, até agora, uma das grandes inovações. O pensar que não existem águas sujas na cozinha, que tudo pode ser aproveitado, põe-nos a pensar no que podemos fazer. Nas entradas aprendemos a cozedura a frio (com ácidos), aprendemos a fisionomia das aves, aprendemos a fazer emulsões, reduções e mais, que nos levaram a: vinagrete, maionese, molho de manteiga, molho acídulado e molho holandês. Falámos sobre o sal e as suas diferenças e provamos azeites. No último módulo pegámos no peixe. Qual a estrutura do peixe, como se vê se o peixe é fresco, como arranjar o peixe, como tirar filetes, como tirar a pele. Cozemos um robalo em Court-Bouillon e marcámos uma dourada. Pegámos na receita de leite creme, trocamos o leite por caldo de peixe e fizemos um excelente acompanhamento para peixe cozido. Sei lá, tanta coisa que sinto que estou a debitar.

Acredito mesmo que quem gosta de cozinhar e sente que precisa, ou que gostava de saber mais devia aproveitar este curso da FeedMe. É um curso que considero extremamente em conta para o conteúdo dado e para o tempo do mesmo. O responsável do curso e instrutor é o Chef Hugo Campos que é extremamente disponível, eloquente e uma pessoa onde se sente a paixão pela cozinha conseguindo transmitir a mesma para os seus “discípulos”. Tem muita cultura de cozinha e consegue contextualizar os alimentos, as técnicas, etc. o que nos ajuda a ter uma visão mais global da cozinha e das suas origens. Tem ainda uma assistente de cozinha como muitos gostariam de ter. Como já estou farto de escrever e vocês de ler, deixo-vos alguns momentos destas 3 primeiras aulas para terem uma ideia.

FeedMe aula miele cozinhaFeedMe aula formaçãoFeedMe chef aula peixeFeedMe apresentação caldo peixeFeedMe apresentação caldo peixe aulaFeedMe aula caldosFeedMe preparação aula frutaFeedMe maça preparaçãoFeedMe preparação salmãoFeedMe ceviche salmãoFeedMeFeedMe chef aulaFeedMeFeedMeFeedMeFeedMeFeedMe aulas apontamentosFeedMe miele cozinhaFeedMeFeedMeFeedMe codornizFeedMe molho aciduladoFeedMe ceviche crocanteFeedMe codorniz saladaFeedMe sal FeedMe codorniz vinho porto