Maio 2, 2016 2 Comentários Comida

Cogumelos Portobello na brasa

cogumelos portobello na brasa

O Sol está por aí e isso obriga-nos a tirar o oleado que tapa o grelhador e a pôr o bicho a trabalhar. Pois é, o TQB! dá por aberta a época da grelha! Se alguns abrem a época balnear, nós abrimos a época do grelhado na rua. Sinceramente, gosto mais da segunda do que da primeira. É que a primeira faz com que deixe de poder levar os cães à praia. É que os sacanas sujam muito, sempre a comer gelados e a fumar e depois deixam tudo por ali espalhado na areia. Mas voltemos ao essencial que já me estava a ir embora para outro lado.

Abriu a época dos grelhados!

Isso! De volta ao que nos traz aqui. Cogumelos Portobello na brasa. Coisas boas na grelha, enquanto o sol nos aquece de novo e põe as plantinhas da horta de varanda bonitas. Hoje trazemos um pitéu que tanto serve de acompanhamento, como pode facilmente servir de prato principal. E é uma receita vegetariana também. Juntamos o útil ao agradável: a Inês é louca por cogumelos e assim criamos uma alternativa aos nossos amigos vegetarianos. Já toda a gente sabe que os pratos vegetarianos não são o nosso foco, e nunca serão. Com isto não quer dizer que não apareçam por aqui, não por serem vegetarianos, mas por serem bons. Tudo o que apresentamos por aqui segue essa regra: é bom, nós gostamos e comemos. Nunca será por agradar a este ou o outro, mas sim porque achamos que isto é mesmo bom. E aqui é o caso. Isto é mesmo bom.

“Olhós” Cogumelos Portobello!

Este sacana parece carne. A sua textura, depois de cozinhado com um molho simples, mas saboroso, atribui-lhe uma camada de sabor extra. Além do sabor tradicional dos cogumelos Portobello que nos faz lembrar terra, vamos tornar o cogumelo tenro, húmido e com um sabor cítrico e picante da conjugação do alho com o limão. Podemos fatiar e acompanhar carne e até peixe, ou podemos deixar como está, e fazer, por exemplo, um hambúrguer vegetariano. Ou então esquecem o vegetariano e fazem um hambúrguer com queijo e bacon. Dito isto, é fácil perceber a versatilidade deste prato. É fácil de fazer, e pode ser feito no grelhador enquanto esperamos que as brasas estejam no ponto certo para o que vem a seguir. Assim até tornamos a grelha mais eficiente. Não há tempos mortos.

Cogumelos Portobello na brasa
Imprimir
Tempo de preparação
15 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
45 min
Tempo de preparação
15 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
45 min
Ingredientes
  1. Cogumelos Portobello
  2. Alho
  3. Sal
  4. Pimenta
  5. Manteiga
  6. Sumo de Limão
  7. Tomilho
Instruções
  1. Começamos por limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel
  2. Num recipiente derretemos a manteiga
  3. Juntamos à manteiga alho bem picado, sal, pimenta, sumo de 1 limão e tomilho
  4. Misturamos tudo bem
  5. Com as brasas quentes, colocamos os cogumelos, sempre com o caule virado para cima
  6. Vamos pincelando o molho de manteiga no lado do caule dos cogumelos
  7. Assamos durante 30 minutos (ou até acharmos que estão prontos) sem nunca virar o cogumelo
  8. Retirar da brasa, fatiar e servir como acompanhamento ou servir como prato principal
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/
cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa cogumelos portobello na brasa