Fevereiro 10, 2017 0 Comentários Comida

Chilli com carne

Chilli com carne

Um dia destes, para o nosso jantar, fizemos umas almôndegas recheadas com mozzarella que ficaram um espectáculo. A Inês acabou por levar para o almoço dela e nisso surgiu alguma curiosidade no seu trabalho. O chefe dela pediu-lhe a receita para fazer para os miúdos e disse-lhe que por vezes era difícil encontrar algumas receitas assim mais simples, como por exemplo, a receita de um bom Chilli. Isso deu-nos a ideia para a receita de hoje.

O que é o Chilli?

Depois de estudar um pouco o assunto, percebe-se que fazer Chilli não só é simples de fazer, como é saboroso e ainda melhor, barato. É um bom prato para fazer para muita gente e normalmente agrada a todos. Na sua natureza pede um pouco de picante, mas é perfeitamente contornável para quem não é fã, uma vez que o refogado e o deixar apurar bem é mais do que suficiente para ter sabores que nunca mais acabam. Bom refogado com pimento, carne picada de vaca, feijão encarnado e arroz branco. Esta é a essência.

E se quiser evoluir?

Também é possível, claro. É sempre possível. Foi o que tentámos fazer. Sem cortar nunca com a essência do que define o sabor do chilli. Senão deixava de ser chilli para ser outra coisa qualquer e não é isso que queremos aqui. Fomos olhar para a receita e ver como poderíamos acentuar alguns sabores da receita. O chilli é uma receita de carne de vaca. Mas nós como gostamos de ser malvados, decidimos juntar também carne picada de porco. O que é que isto traz? Gordura animal. A carne picada de vaca era mais magra e por isso a junção do porco trouxe mais sabor através dessa gordura. Outra das coisas que fizemos foi, depois de juntar a carne ao refogado e deixar ganhar um pouco de cor, juntámos caldo de carne. Isto fez com que a carne intensificasse mais ainda o seu sabor.

E valeu a pena?

Sempre. Vale sempre a pena olhar para uma receita e explorar as suas potencialidades. Como podemos potenciar o sabor? O que podemos alterar ou adicionar na receita para que os sabores se intensifiquem sem que o prato final perca o que o define? Primeiro passo, ler a receita toda do princípio ao fim. Depois organizar as coisas na cabeça. No final perceber o que podemos mudar ou melhorar. Há sempre qualquer coisa. As receitas raramente são bem escritas ou com todos os detalhes (falo por mim). É mais fácil cozinhar e estar na cozinha do que estar depois a apontar todos os detalhes. A receita deve por isso, ser usada como referência e não como livro de regras. Bom apetite!

Chilli com Carne
Imprimir
Tempo de preparação
15 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
45 min
Tempo de preparação
15 min
Tempo de cozedura
30 min
Tempo total
45 min
Ingredientes
  1. Pimento vermelho
  2. Pimento verde
  3. Cebola
  4. Alho
  5. Azeite
  6. Tomates
  7. Polpa Tomate
  8. Feijão encarnado
  9. Carne picada Porco
  10. Carne picada Vaca
  11. Caldo de carne
  12. Malagueta fresca
  13. Cominhos
  14. Pimentão doce
  15. Piri-Piri em pó
  16. Salsa
Instruções
  1. Começamos por fazer um bom refogado com azeite, cebola, alho, a malagueta e os pimentos vermelho e verde em pequenos cubos
  2. Depois de deixar o refogado apurar, juntamos a carne picada e deixamos alourar um pouco
  3. Juntamos os cominhos, o pimentão e o piri-piri (se necessário)
  4. Juntamos os tomates (sem sementes) e polpa de tomate
  5. Adicionamos o caldo e deixamos apurar lentamente
  6. Provamos e temperamos a gosto (sal e pimenta preta)
  7. Quando a carne estiver com o sabor que procuramos, juntamos o feijão e deixamos cozinhar
  8. Depois de retirar do lume, juntamos salsa picada e servimos com arroz branco
Dicas do camandro
  1. Há quem use também vinho branco depois de juntar a carne. Nós, por acaso, não utilizámos mas parece mais uma forma de acrescentar sabor.
  2. Não se assustem nunca com os caldos. Se não tiverem em casa, ou não tiverem tempo para o fazer, já se consegue comprar nas grandes superfícies pacotes de caldo líquido para usar. Não custa nada.
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/

Chilli com carne

Chilli com carne

Chilli com carne

Chilli com carne

Chilli com carne

Chilli com carne Chilli com carne