Dezembro 7, 2017 2 Comentários Comida, Cozinha tradicional Portuguesa!

Bochechas de “porco.pt” estufadas

porco.pt

Bochechas de porco é uma das coisas que mais gostamos de comer cá por casa. Quando surgiu o desafio do porco.pt para desenvolver uma receita com carne de porco de qualidade, a nossa escolha de peça foi fácil. Preparámos uma receita que já é comum cá por casa. Estufámos as bochechas de porco numa marinada que não é mais que uma Vinha d’alhos mas com vinho tinto. Mas já lá vamos. Primeiro vamos falar um pouco do projecto que é o porco.pt.

O projecto porco.pt

Já deverá, com certeza, haver mais de vós a quem este nome já diz alguma coisa. Tem aparecido mais informação e mais publicidade, mas, falar dos projectos que têm um bom fundo e um objectivo nobre nunca é demais, por isso cá estamos nós. Um conjunto de suinicultores portugueses juntou-se de forma a promover e em certo modo proteger aquilo que é a carne de porco de produção portuguesa. Para isso, criou-se um selo porco.pt que visa garantir que a carne de porco que estamos a comprar é portuguesa, que origina de em animais alimentados à base de cereais e que provém de porcos criados com melhores condições de bem-estar. É, na verdade, um selo de certificação.

porco.pt

A nossa receita

Ora bem, e como é que afinal decidimos responder a este desafio? Pois bem, escolhemos então as bochechas como dissemos, e tratámos logo de as colocar, com 24 horas de antecedência, a marinar numa vinha d’alhos mas de vinho tinto. Essa vinha d’alhos levou: pimentos vermelho, pimentos verdes, alho, malagueta, louro, massa de pimentão, sal, pimenta e no nosso caso, um bom vinho do Dão para trazer mais corpo ao prato. Reservamos no frigorífico. No dia seguinte, retiramos a carne com a marinada e deixamos atingir a temperatura ambiente. Em seguida, aquecemos uma panela de ferro fundido que possa ir ao forno, colocamos banha de porco e selamos a carne. Depois de bem selada, juntamos a marinada e um pouco de caldo de carne (se não tiverem líquido, juntem um cubo mas cuidado com a água a mais se o dissolverem ou com o sal). Deixar ferver e passar para o forno pré-aquecido a 180º. Este prato pode levar entre 2 a 4 horas no forno. Agora depende da textura da carne que pretendem e a paciência. 🙂 Quanto mais tempo, desde que a carne esteja completamente coberta de caldo, melhor. Vai começar a desfazer-se, mas vão acompanhando. Para acompanhar, basta uma salada verde ou um arroz branco.

Agora, desfrutem e lembrem-se: somos nós consumidores que podemos fazer a diferença quando escolhemos o que comer.

Bochechas de "porco.pt" em vinho tinto
Imprimir
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
2 hr 30 min
Tempo total
3 hr
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
2 hr 30 min
Tempo total
3 hr
Ingredientes
  1. 1 Kg Bochechas de Porco
  2. 1 pimento vermelho
  3. 1 pimento verde
  4. 4 folhas de louro
  5. 2 malaguetas
  6. 4 dentes de alho
  7. 1 frasco massa de pimentão
  8. Sal
  9. Pimenta preta
  10. Vinho tinto
  11. Caldo de carne
  12. Banha de porco
Instruções
  1. 24 horas antes de cozinhar, colocamos as bochechas numa marinada com os pimentos picados, os alhos esmagados com casca, malagueta picada, folhas de louro, massa de pimentão, sal, pimenta e o vinho tinto.
  2. Antes de cozinhar, retirar do frio e deixar atingir a temperatura ambiente.
  3. Num tacho que possa ir ao forno, aquecer e derreter a banha de porco no fogão.
  4. Selar todas as bochechas dos dois lados até caramelizadas.
  5. Juntar o líquido da marinada, o caldo e deixar ferver.
  6. Assim que levantar fervura, tapamos e colocamos no forno pré-aquecido a 180º.
  7. Garantir que toda a carne está coberta de líquido para que não seque.
  8. Cozinhar entre 2 a 4 horas.
  9. Retirar as bochechas e reduzir o líquido para um molho mais espesso.
  10. Servir com salada verde e arroz branco.
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/

porco.pt