Novembro 19, 2013 3 Comentários Bebida, Comida, Cozinha tradicional Portuguesa!

Barriga de porco com batata assada

Barriga de porco com batata assada

Mais uma receita de inverno para nos aquecer. Esta estava já há muito tempo para sair da cabeça e passar à prática. E valeu bem a pena! Ficou muito boa. Barriga de porco com batatas assadas. É uma receita para demorar. Leva no forno entre 2 a 3 horas, mas vale cada minuto.

Fui a um dos meus talhos de eleição em Lisboa, e como eles desmancham lá as peças inteiras arranjaram-me logo a barriga de porco. Era uma peça gigantesca, por isso só levei metade. Deu para dois tabuleiros. Pensava eu que dava para umas 8 pessoas ou mais, mas o sabor estava tão apelativo e é um prato tão guloso, que por 4 demos cabo de tabuleiro e meio. Antes de começar a contar a receita deixo já uma nota prévia. Para a próxima tenho que tentar arranjar uma barriga de porco mas de um animal mais pequeno. Sentimos no final que esta era um pouco grande demais, e mais pequena ainda iria contribuir mais para o sabor.

Mas vamos para a receita que é para isso que cá estamos! Para começar, vamos cortar em fatias grossas 2 a 3 cebolas grandes com casca. Cortamos também 2 a 3 bolbos de alho com casca também. Dispomos o alho e a cebola no tabuleiro que vai ao forno. Juntamos um pouco de água e vinho tinto. Estes líquidos servem para criar um vapor que ajudará a assar a carne em alumínio. Podem sempre experimentar não colocar e ver a diferença. Talvez fique mais estaladiça.

Em seguida fazemos uma mistura seca com tomilho, piri-piri, piri-piri sacana e cominhos (em pouca quantidade). Misturamos bem e juntamos azeite. Na carne fazemos alguns golpes do lado da pele mas sem que quebre a pele, ou seja, sem que chegue à carne. Do outro lado fazemos também alguns cortes para que o tempero entre na carne. Depois dos cortes feitos, massajamos a carne com a mistura de ervas e azeite. Depois de bem untada, colocamos na travessa e cobrimos de alumínio. É necessário fechar bem o alumínio para obter o efeito desejado. Nesta altura coloquei também batatas com casca cortadas em quartos.

Em seguida basta colocar no forno a 180º e esperar. Ao final de duas horas devem verificar a assadura e se já estiver assado, retirar o alumínio e aumentar a temperatura só para tostar a pele. Se ainda não estiver no ponto deixem o alumínio mais tempo.

Depois de cozinhado, basta servir com uma salada para contrabalançar os sabores. E lembrem-se, esta não é uma comida para ser invejoso. É para partilhar, por isso convidem os vossos amigos e criem momentos especiais.

Para acompanhar, tivemos dois excelentes vinhos. Começamos com um Carm Tinto Reserva 2010, Douro. Um excelente vinho composto por Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Um vinho de textura suave com final intenso e persistente bem à maneira do Douro. O segundo vinho foi o Dona Ermelinda Reserva 2011 Tinto, Palmela. Este vinho arrebatou tudo e todos. Combinou de forma excelente com a comida e fez um contraste perfeito com o início suave do Carm. Não podia ter corrido melhor. O Dona Ermelinda com Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon. É um vinho de sabor denso, cheio, com grande estrutura.

Espero que tenham ficado com fome e com sede. Bom proveito!

Barriga de porco com batata assada
Imprimir
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
3 hr
Tempo total
3 hr 30 min
Tempo de preparação
30 min
Tempo de cozedura
3 hr
Tempo total
3 hr 30 min
Ingredientes
  1. 2-3 Cebolas grandes
  2. 2-3 Bolbos de alho com casca
  3. Água
  4. Vinho tinto
  5. Tomilho
  6. Piri-Piri sacana
  7. Cominhos
  8. Azeite
  9. Batatas
Instruções
  1. Começamos por cortar as cebolas e os bolbos ao meio e dispomos, com casca, num tabuleiro
  2. Nesse tabuleiro colocamos parte de água e parte de vinho tinto
  3. Pegamos na carne e fazemos uns cortes do lado da pele. Este cortes não devem furar mais que a parte de gordura da carne
  4. Untamos e massajamos bem a carne com a mistura de tomilho, piri-piri, cominhos e azeite
  5. Colocamos na travessa com a pele para cima e juntamos também as batatas com pele cortadas em quartos
  6. Tapamos o tabuleiro com papel de alumínio
  7. O tabuleiro vai para o forno pré-aquecido a 180º e fica lá entre 2 a 3 horas
  8. No final podemos optar por retirar o alumínio e aumentar a potência do forno para a pele ficar mais estaladiça
Dicas do camandro
  1. Tentem sempre arranjar a barriga de um animal mais pequeno. Ganharam em sabor.
Tudo Qué Bonito! http://www.tudoquebonito.com/

Barriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assada

Barriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assada

Barriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assadaBarriga de porco com batata assada