Quem Somos?

O Tudo Qué Bonito! é um sítio onde partilhamos convosco alguns dos nossos amores: comer, beber, cozinhar, passear e fotografar.

As receitas saem sem medidas fixas e com muito amor. Não queremos que cozinhem por cópia. Queremos que pensem na comida, que ponham os vossos gostos nela, a vossa paixão, aquilo que querem dizer, transmitir. Não vos vamos falar em dietas, nem vos vamos julgar por pecarem na comida. Vamos trazer de volta à nossa mesa algumas das tradições de Portugal e tentar sempre ser fieis a nós mesmos. Somos tasqueiros, taberneiros, refilões, cantores de alvorada, bem dispostos por natureza, malta do campo, amantes de animais. Parece-vos bem?

Para conseguirmos documentar tudo isto e, principalmente, fazê-lo com qualidade, é preciso uma boa equipa. E é essa equipa que vos queremos apresentar.

portraits-0005-Exposure

portraits-0007-Exposure

Estes dois são os chefões mandões cá em casa. O Chef(e) gosta de cozinhar. Muito. A Fotógrafa gosta de fotografar. Muito. Óbvio não é? Vêm os dois da vila de Mira de Aire, situada no distrito de Leiria. Foi lá que cresceram, aprenderam a ser gente e agarraram tradições. Enquanto o chefe acompanhava os avós na apanha da azeitona e no enchimento de chouriças, a fotógrafa pisava uva. Um sonhava em trabalhar “nos computadores”, a outra “nos filmes”. Os dois cresceram e seguiram os seus sonhos. O Kiko tirou informática no Instituto Superior Técnico enquanto a Inês tirou Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema. O destino juntou-os um ao outro e um dia decidiram juntar as suas paixões pós-profissionais e criar este espaço onde tudo é bonito. Onde se fala do que é bom, verdadeiro e bonito. Onde se expõem e mostram as suas vidas. Para coisas feias, têm que ir a outro lado. Nós por aqui, preferimos não falar a falar mal.

A Equipa

O resto da equipa é composta, atualmente, por quatro elementos. O “novo” Sous-Chef, o Chefe de Sala, a “nova” Enóloga e o nosso estagiário (com jeito para provador oficial). Desde o início do projecto, já perdemos alguns elementos da equipa e outros mudaram de funções. Aqui vamos apresentar-vos todos e a sua história.

Dexter (2010)

Dexter, um West Highland White Terrier. Escocês, pouco expansivo, muito exigente. Perfeccionista no seu trabalho, adora a sua paz e sossego e é o elemento menos social da equipa. É muitas vezes conhecido como o Xerife. Mantem a ordem e a disciplina. Um cão que era suposto vir do norte do país, mas afinal veio da Eslovénia de um Puppy-Mill. Aprendemos com ele a lição de adoptar e não comprar, principalmente quando não sabemos de onde vem ou quem o criou, mas também aprendemos a lição de que o amor de qualquer cão é incondicional e tentamos sempre convencer-nos de que o salvámos de um destino pior. Começou como Sous-Chef, mas com as novas entradas na equipa passou para Chefe de Sala e responsável pela coordenação da equipa. Afinal, ninguém tem tão mau feitio como ele.

 

 

 

Ginja (2013-2017)

A Enóloga era a Ginja, uma gata tigrada da rua. Cresceu na rua e subiu a pata na carreira. Adorava bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e vinho pelo que o “bonding” com os responsáveis da equipa foi imediato. Não era propensa a multidões e era reservada. Usava frequentemente alecrim para limpar o palato. Gostava de fugir de vez em quando para voltar à rua, o seu ambiente original. Infelizmente, deixou-nos ainda nova com apenas 4 anos levada por uma doença fulminante. Faleceu no dia 29 de Maio de 2017 e nunca será esquecida.

 

 

Stella (2014)

A Stella, uma filha de um relacionamento esporádico que a sua mãe, uma podenga, teve com um rafeiro que passou pelo quartel da NATO na margem Sul. Uma história de amor e drama, trouxeram a Stella ao mundo e, principalmente, até nós. Tem muita energia e vontade de trabalhar. Começou por fazer um pouco de tudo mas a sua principal função era auxiliar o então Sous-Chef, Dexter. Atualmente assume as antigas funções da Ginja como enóloga e Somellier da equipa. Tudo o que são bebidas alcoólicas, são a praia dela. Em 2017 esteve em aulas de comportamento para evitar os seus ataques de pânico e está hoje em dia forte na equipa. Sempre muito empenhada e muito próxima dos seus donos, só uma boa bola a pode distrair das suas funções.

 

 

 

Guinness (2016)

O Guinness é atualmente o nosso novo Sous-Chef. Esta foi uma contratação complicada. Depois de adoptado na Casa dos Animais de Lisboa, fez-se difícil e decidiu ir parar ao Hospital, internado durante vários e longos dias. Entre a vida e a morte (sempre mais perto da segunda), entre o entra e sai de incubadoras, medicamentos e outras coisas, lá decidiu sobreviver e ficar connosco. Afinal, tem uma dívida (de gratidão e não só) para connosco e nós não o deixamos ir a nenhum lado. Este é o nosso Guinness “Muhammad Ali”. Porque nunca desistiu de lutar e, por isso, nós nunca desistimos de lutar com ele. Começou como um faz tudo: ajudava na cozinha, ajudava a servir a mesa, provava os pratos antes de serem servidos e garantia a consistência do serviço. Hoje em dia, sempre que começamos a cozinhar, assume a sua posição no topo do frigorífico e controla tudo. Além disso, tem sempre um mimo para te alegrar o dia.

 

 

Stout (2017)

O Stout é o nosso mais recente reforço. Devido à sua tenra idade, está atualmente como estagiário, com forte vocação para arrumar caixas e provador oficial. Depois de perdermos a nossa Ginja, tornou-se óbvio que a equipa perdeu equilíbrio. Por isso, a nossa Fotógrafa meteu-se num comboio e num dinâmico vai e volta no mesmo dia, foi ao Porto resgatar esta jovem promessa das cozinhas portuguesas, e ainda chegou a tempo de almoçar. Rapidamente criou laços com a equipa, principalmente com o Guinness. Tem uma ligação muito forte com a Fotógrafa e por isso podemos ter que considerar colocar o Stout no departamento do “empratamento” e “staging”. Tendo em conta que é dos animais mais sociáveis e carinhosos da equipa, e com o facto de termos usado tanto uma palavra que não existe, como uma em inglês, há ainda a hipótese de criarmos um departamento de Marketing e Comunicação liderado pelo Stout.

 

 

 

Se quiserem entrar em contacto connosco, seja pelo que for: o.chefe@tudoquebonito.com para o Chef(e) e a.fotografa@tudoquebonito.com para a Fotógrafa!

Partilhar: